domingo, 1 de abril de 2012

Visitando a prisão. parte 2

Parte 1> http://www.queridointercambio.com/2012/03/visitando-prisao.html


Com um tom de voz de comediante, o ultimo dos prisioneiros  pediu que falássemos quando o que aconteceu na vida dele foi "bom" ou "ruim".Começou a falar: Eu era um aluno de B's e C's na escola, tudo bem, poderia ser melhor, mas pelo menos eu era um bom aluno. A turma disse: "Booom". Eu praticava esportes e era muito popular. "Booom". Era chamado para a maioria das festas. Rolou um silencio da turma, acho que não sabíamos se dizer "bom" ou ruim", ele continuou: Onde ficava bêbado em muitas vezes me drogava. "Ruuim". Fui "Prom king" e namorei a "Prom Queen" WOW. BOOOM!
Depois disso já podiamos parar de dizer bom ou ruim. Ele nos disse que fez essa brincadeira de "Bom" ou "Ruim" para perceberemos o quanto pequenas decisões podem mudar as nossas vidas.
Depois de 3 anos, ele já tinha pagado mais de 5 mil reais em "Tickets" por beber, dirigir bêbado e ser pego pela polícia fazendo outras coisas. Mas tudo bem, ele já tinha entrado na faculdade e estava muito feliz morando com a namorada dele.
Em um Sexta como outra qualquer,  foram para um bar comemorar o quanto estavam felizes. Na volta para casa, bêbados, eles tiveram que desviar de um carro para não causar um acidente e acabaram indo contra um muro. Os dois foram parar no hospital e a mulher acabou morrendo depois de 4 horas.
Eu não consigo imaginar como seria viver sabendo que eu matei a pessoa que eu amava. Ele recebeu mais de 20 anos na prisão.


Depois dos 6 terem contado as suas histórias, nos dividiram em grupos para que conversemos com cada um deles separadamente . Nos levaram para uma sala super arrumadinha. Cada grupo tinha quatro pessoas,  tinha uma mesinha entre nossas cadeiras e a cadeira do prisioneiro.
O primeiro que falou com os meus amigos e eu foi o homem que matou seus pais.
Eu fiquei impressionada o quão gente boa ele era. A primeira pergunta que ele fez foi: O que vocês aprenderam hoje?
As respostas foram - Pensar antes de agir, - Uma noite pode mudar tudo. Eu comecei a chorar e respondi: A valorizar mais a minha família, mesmo eu amando eles tem vezes que a gente esquece o quanto eles importam. 
Uma das minhas amigas comentou que eu era do Brasil. Então, ele disse: Ah, você está homesick, agora eu entendi o porque de tantas lágrimas. HAHA, eu não estou. Mas na hora sim..


Conversamos com 3 deles.. O que matou o homem em um acidente, quando me viu chorando perguntou se eu estava triste. E depois ficou a conversa inteira me encarando. Eu me senti meio, não sei como. Não era medo, mas me deixou confusa.
Nos comentamos com eles como é grande o problema com drogas em Lodi e como todo mundo vai em festas e tudo mais.
Eu perguntei sobre como é a vida na prisão.


Cela:
A prisão fede, eles dividem a cela com outra pessoa (que você não escolhe quem vai ser), você pode comprar sua tv, se quiser. E eles recebem jornais para ler nas "horas vagas".


Compras:
Você tem que comprar tudo que usa, desde o seu uniforme, pasta de dente até sua tv. Se você tiver uma família para mandar dinheiro, melhor ainda, se não é só com o que você ganha dentro da prisão.


Trabalho: Eles recebem 2 reais por hora (SIM!) nos trabalhos que eles fazem e e 30% do dinheiro vai para as dispensas Judiciais (como advogados). Eles acabam recebendo 35 reais por mês, se for um bom trabalho.


Escola:
Eles tem o ensino médio na prisão. Você pode se formar lá e ganhar diploma. Mas é claro que as pessoas não vão olhar um diploma de high school com os mesmos olhos que um diploma tirado dentro da cadeia.
O menino que "atirou nas costas de um homem", aprendeu a ler e escrever na prisão. E finalmente, deixou a sua mãe com orgulho.


Brigas:
Se você brigar com o seu companheiro de cela ou com outros detentos você vai para uma cela totalmente fechada, sozinho e fica lá por um tempo. Quando você voltar, vão ter te trocado de cela, mas não é sempre que você vai encontrar alguém melhor do que o seu antigo companheiro.


Vistoria:
Eles fazem vistoria nas celas duas vezes por mês. E se desconfiarem de alguém, até mais vezes. Procuram por drogas, celulares e até mesmo facas caseiras. Muitas vezes os detentos usam escovas de dente como objeto de defesa. Um deles nos explicou que se eles fizeram, foi para ter com o que se defender e não para atacar alguém sem motivo.


Contato:
Eu não sei a quantidade de vezes que a sua família pode te visitar. Mas dependendo do crime que você cometeu você só pode falar com eles por telefone e através de uma janela de vidro.


Eu aprendi muito e foi um passeio que me fez perceber ainda mais o quão sortuda eu sou. Mas eu sei que muita gente que sentiu que ia mudar depois disso, assim como eu, vai continuar indo em festas e fazendo coisas que não deveria. E sabe porque? Eu nunca penso que vai acontecer comigo. A gente pensa que é sempre com o outro. O negocio é ter cuidado e fazer as coisas com mais precaução. Nunca é tarde pra pensar mais uma vez antes de fazer (:


Beeijos

7 comentários:

  1. Mesmo não sendo comuns posts desse tipo,eu gostei!!^^
    http://themudancas.tk/

    ResponderExcluir
  2. por que não põe um botão "Like" do facebook?

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante! tem que ter coragem para estar la ouvindo...

    ResponderExcluir
  4. só aqui que não aparece a parte 1? :c

    ResponderExcluir
  5. Realmente nunca se sabe se vamos mudar porque achamos q só vai acontecer com o outro, por isso precaução sempre.

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Só de ler eu já to mais consciente.. imagine você que olhou dentro dos olhos de quem cometeu crimes?! Eu realmente gostei muito post Gaby! Pra gente perceber o quão o intercâmbio ta fazendo você crescer.. e nós leitores tbm um pouco... ri na parte do... ''agora entendi o porque de tantas lagrimas'' hahaha nem realmente do jeito que você ta descrevendo não parece que são prisioneiros hehe

    ResponderExcluir