sábado, 15 de outubro de 2011

Problemas no intercâmbio


Como nem tudo são flores, o intercâmbio também tem seus problemas. Estou citando alguns aqui e dando dicas de como lidar com eles.

Não se adaptar a escola
Como quando você muda de escola no seu próprio país, ir para uma escola nova é sempre um desafio. Se você não gostar da escola e na sua cidade tiver outra, você pode até mudar. Existem casos de intercâmbistas que não tinham amigos e odiavam a escola por isso. Mas você não tem que querer mudar de escola logo de cara, para tudo existe um tempo de adaptação. É provavel que quando você conheça mais pessoas, fale com professores e tente ver o que não esta te agradando no lugar, esse problema se resolva.


Ir mal na escola
No inicio é compreensível, você não sabe a lingua, então fica dificil entender toda a matéria. Mas se depois de um tempo o problema continuar, tente encontrar um professor particular ou um amigo que te explique.

Não se adaptar a familia
É uma coisa comum. Geralmente familias que recebem intercambistas tem noção de como lidar com eles. Mas outras nem tanto assim, ainda mais quando é a primeira vez que eles estão recebendo alguem em sua casa. Muitas vezes o problema esta na diferença cultural e nos limites que algumas familias impoem. Eu sei de intercambistas que só podem ficar 1hr por dia na internet, tem horário para voltar para casa, horário de estudo, nem sempre podem sair com amigos, tem que ajudar a limpar e dar uma de baby sister de vez enquando. Então vai de você, tentar ser compressivo e acatar algumas regras. Se a situação estiver muito absurda, te tratarem mal, você não se sentir confortavel ou até acontecer alguma coisa grave como abuso sexual (sim, tem vários casos.). Você deve contactar a pessoa da agencia que está cuidando de você e explicar o seu problema.

Não se adaptar a comida
Você viajou para experimentar outra cultura, a comida faz parte dela. Se ofereça para ir as compras com a sua mãe e tente ver algo que você goste. Salada, por exemplo, é internacional. haha

Envolvimento com drogas
Drogas no intercâmbio é limite zero. Se você for pego com drogas, você é deportado. E antes disso, você ainda tem que lidar com a policia do seu país, porque além de ser ilegal, você é menor de idade.

Álcool e festas
Você pode ir em festas, claro. Mas dependendo das idade minima exigida para beber no país que você estiver, se você ficar bebado, você estará em problemas. Na Europa, é mais facil fazer o que você quer. Mas no EUA e outros países mais restritos, você tem que andar na linha.

Não aprender a lingua
Tudo é questão de força de vontade. Não adiantar só dizer que quer aprender, tem que sentar e estudar. Nada vem do nada. Procure sites na internet que te ajudem a praticar sua lingua, escute músicas, veja filmes sem legenda e faça um curso para ter noção de vocabulário. A fluência vem com o exercício.

Querer voltar para casa
Nos primeiros meses isso pode acontecer, respira, pensa como é bom estar em outro lugar, ter sempre novidades pra contar e ser invejada por muitos que queriam ter a mesma oportunidade que você. Viu! Não tem porque voltar.


Espero ter ajudado.

-
Hey, estou indo pro Homecoming da Camila hoje, amanhã volto e posto mais, beeeijos.

6 comentários:

  1. eu tive uma amiga q foi pra londre num intercambio, ela era modelo e tal, e ai ela foi parar numa casa de recem-casados e a mulher ficou com ciumes dela, sendo que ela na fez nada, ai ela teve que muda de casa :/

    ResponderExcluir
  2. Tem uma menina do intercambio do Rotary no Brasil,que mudou de casa porque a irmã é depressiva e briga com ela e as amigas. E quando minha irmã foi pra África,a host sister dela bateu nela e jogou roupa suja na cara dela e os pais tiveram que colocar divisória no quarto que as duas dividiam,mas ela nem quis mudar de casa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi, adoro o seu blog! :)
    Eu fiz intercâmbio pra Vancouver, pra estudar inglês só... e tive que trocar de casa na minha primeira Hfamily, porque não me adaptei =/
    Enfim, esse é o blog do meu novo intercâmbio pros EUA, espero que gostem... :)
    http://julsintheus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaby, queria saber como foi os seus primeiros dias na escola, e o que fez voce ficar taao popular?...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá. Hj é meu primeiro dia na Inglaterra, mais especificamente seria para ser na cidade de Bournemouth, seria porque, eu fui colocado pela renomada escola de inglês Kaplan, em uma casa de família que fica em uma cidade vizinha, cerca de 4 km da escola. Bem vou logo ao assunto, cheguei na casa da senhora, e ela mostrou meu quarto, bem meu quarto na verdade é no telhado da casa, não tenho guarda roupas, nem escrivaninha, a prateleira para por as roupas estava suja e nojenta, cheguei por volta das 6 pm pedi comida umas 8 pm e ela me mandou comprar.... Bem ela tem um filha muito agradável que fugiu de mim todo esse tempo, ela é contra essa minha estadia aqui, e já discutiram 2 vezes (ela chamava a mãe de bitch e cow o tempo todo) sendo a ultima 2 am. Como são umas 3 da manha e elas conseguiram fuder com meu sono, então hj é domingo, segundo a senhora amanha é holiday, ou seja,2 dias que não vou conseguir resolver nada na escola. Quem tiver uma sugestão ou solução, pode me mandar um email. Desde já agradeço atenção e paciência !!
    mateusbuttow@gmail.com
    c










    ResponderExcluir