terça-feira, 20 de setembro de 2011

Viajando pelo Rotary

Ok, já está decidido, você quer fazer o intercâmbio! Mas por qual agência ir? 
To sem make, WHO CARESS
Meu paletó do Rotary, com os botons que eu ganhei de outros intercambistas esse final de semana!


Como eu decidi através de quem viajar..
Minha irmã já fez um intercâmbio antes, isso tornou tudo mais fácil, fui pela mesma "ong" que ela, o Rotary. Porém, antes da minha irmã decidir por viajar através do Rotary, ela pesquisou em varias agencias de viagens. Acabou optando pelo Rotaryque não é uma agencia  e sim uma organização.
Na minha opinião, a maioria das agencias de viagens só se interessam pelo seu dinheiro e cobram preços altíssimos pela sua viagem, com o Rotary é diferente. Por ser uma ong, o objetivo deles é realmente trocar culturas e enviar "embaixadores" do nosso país para outros lugares. Consequentemente o intercambio se torna mais barato.

Sobre o Rotary..
Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio - como eu -  são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.
A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a  integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio  da consolidação de boas relações entre líderes profissionais,  empresariais e comunitários.
Existem cerca de 34.000 Rotary Clubs no mundo inteiro, neles você encontrará  rotarianos prestando serviços voluntários local e internacionalmente.

Sobre como viajar com o Rotary..

No intercambio de longa duração - 1 ano - você passará um período morando com famílias anfitriãs (3 ou 4 familias), frequentando escola(High School) e vivendo de acordo com a cultura do local.
O intercâmbio através do Rotary  não tem um alto custo, pois o programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Você só escolhe o país e geralmente é enviado para cidades pequenas (não é você que escolhe onde vai ficar), onde a comunicação e a adaptação se torna mais facil. (15 a 19 anos)

No programa de curta duração - varia de 6 a 8 semanas, no país determinado. O Programa não inclui atividades em escolas, pois é geralmente oferecido durante as férias escolares.
O Jovem é também hospedado em casa de família e tem uma série de atividades culturais nesse período, com a oportunidade de conhecer culturas e lugares diferentes. (tambem aceita de 18 para cima)

Primeiro passo..

Identifique agora mesmo qual é o Rotary Club mais perto de sua residência. Basta verificar em www.rotary.org ou www.rotary.org.br e pesquisar a relação dos clubes inseridos nos 38 distritos do Brasil. Procure o mais próximo de sua região e veja se o clube participa do Programa de Intercâmbio. Entre em contato com o Oficial de Intercâmbio ou Presidente deste Clube, diga que você está interessado em participar do Programa de Intercâmbio Internacional do Rotary, informando seu endereço. Daí em diante, este Oficial lhe orientará sobre o procedimento mais rápido e eficiente que você deve tomar. Caso não exista um Rotary Club, especificamente para o seu bairro ou cidade, escolha aquele que você considera mais próximo de sua residência e bom intercâmbio.


Existe um processo seletivo, veja as fases: 

PRIMEIRA FASE


Application

O estudante recebe o chamado application, que é um questionário que consiste em perguntar informações gerais, histórico médico, histórico dentário, relatório do diretor ou professor da escola, boletim das duas últimas séries cursadas e perguntas pessoais respondidas pelo candidato e seus pais. O application tem de 12 a 15 páginas e deve ter 4 cópias tiradas, a fim de que sejam mandadas para outros países.
Se o estudante é aceito no programa, o comitê do intercâmbio de jovens irá apontá-lo para um país anfitrião e mandar os papéis dele para aquele país.

Prova

Na minha prova, só cairam 30 questões e eram de conhecimentos gerais. 
Em alguns distritos, uma prova é feita para testar os conhecimentos do candidato. Nesta prova são pedidos diversos assuntos, tais como: conhecimentos gerais, atualidades, conhecimentos de Rotary, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, história, entre outros. A aplicação da prova é optativa, sendo que o distrito só a faz necessária no caso de muitos candidatos. Tem entre 50 e 100 questões, tanto optativas quanto discursivas.

Entrevista(s)

A minha entrevista foi em Inglês, haviam 5 vagas para os EUA, como foi através da pontuação, teve gente que ficou de fora.   

Para testar o psicológico e emocional do candidato, entrevistas são feitas para selecionar os melhores preparados.
Provavelmente, o estudante será inicialmente entrevistado por um Rotary Clube, depois de avaliado, esse clube concordará em patrociná-lo. Em alguns distritos, há muita competição por apenas poucas vagas.
O comitê de intercâmbio pode levar uma variedade de fatores em consideração quando fizer acordo com o país anfitrião, incluindo os países que o estudante está mais interessado, habilidades lingüísticas, o número de candidatos esperando para ir para cada país e aonde os rotarianos acham ser o país mais apropriado para o estudante.
Outra maneira de decidir feita por alguns distritos é uma entrevista valendo pontos. Nestes distritos, caso três candidatos requerem França como sua primeira opção e o distrito pode mandar somente um estudante para lá, os rotarianos deverão mandar aquele que mais pontuou em sua entrevista.

SEGUNDA FASE


Guarantee form

O candidato pode ou não ter sua vaga garantida no primeiro país de sua preferência. Portanto, é aconselhável que se faça uma lista com países de preferência para agilizar a confirmação. A confirmação se dá quando o candidato recebe o guarantee form (GF) ou formulário de garantia, emportuguês.
Após o país anfitrião receber o application do estudante, os papéis serão encaminhados para um Rotary Club anfitrião, que vai arranjar famílias e escola anfitriãs para o intercambista. O clube anfitrião pegará uma variedade de assinaturas do application e depois mandar parte disso de volta para a casa do estudante no país de origem como garantia de sua estadia no exterior. Esses formulários são geralmente necessários para que os candidatos possam tirar o visto para ir para o país anfitrião.

Minha familia tem que receber algum intercambista?

Sim, se for pelo Rotary sua familia tem que receber o intercambista em casa, durante sua viagem, mas se eles encontrarem outras familias que queiram ficar um tempo com o intercambista, eles dividem o meses da estadia. 
Existem agencia que nao fazem essa troca de casas, mas eu nao considero intercambio. 


Realmente vale a pena tentar, além de mais barato é uma ong super reconhecida e que até agora me deixou super satisfeita. Eu andei conversando com  outros intercambistas de outras agencias e consigo ver o contraste de como é grande a atenção e ajuda que eu recebo do Rotary, antes, durante e depois da viagem.


Para mais informações:
 http://queridointercambio.blogspot.com/p/rotary-club.html
http://www.rotary.org/pt/Pages/ridefault.aspx
http://www.rotaryintercambio.com.br/index.asp
http://www.rotary.org.br/index.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interc%C3%A2mbio_de_Jovens_do_Rotary



Depois da escolha da agencia você deverá providenciar seu passaporte, vistos consulares, passagem de ida e volta, seguros de vida, de saúde e acidentes pessoais.

Sobre outra coisa.. HAHAH
Alguns blog que falaram sobre o "Querido Intercâmbio"
http://yeahwannadie.blogspot.com/2011/09/intercambio-vida-de-intercambista.html
http://www.socorroeucresci.com/2011/09/desopilando.html
http://inwonka.blogspot.com/2011/09/querido-intercambio.html


Obrigada, fico mega feliz com isso.

Agora vou me aproveitar de vocês e pedir um favor.
http://www.facebook.com/pages/Lodi-Rotary/222713327786593 Curtam essa pagina, é a do Rotary Lodi, eu vou falar que pedi pra vocês curtirem e tal, hahah me ajudeem!




Beijos!

11 comentários:

  1. Gaby, o Rotary é só pra high school? Por exemplo, eu me formo esse ano na faculdade e quero fazer um intercambio depois só pra aprender inglês e ter essa experiência de uma nova cultura. Você sabe se eles aceitam isso tbm?
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. No programa de curta duracao, 1 a 3 meses, voce pode ir para fazer um curso, sem estar na escola.. beijos

    ResponderExcluir
  3. procurei uma rotary club perto de mim
    e achei uma na rua do meu serviço haha *--*
    vou pegar mais informações lá

    ResponderExcluir
  4. aaaaaa! Gaby voce e uma fofa! Pedi esse post ontem e hoje quando venho visitar o blog ja ta aqui *-*
    Caramba, me ajudou muitooooooo!!! valeu valeu valeu! Mais... Voce so nao respondeu quanto tempo antes de viajar eu tenho que resolver tudo isso! Alias, quanto tempo levar pra tudo isso..

    Bjbjbj, boa sorte mesmo ai!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog!
    Seguindo ♥
    http://itfer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. haaa adorei tudo , ficou bem explicadinho! No caso das famílias , é opcional alguém ir para minha família ou é obrigatório?

    ResponderExcluir
  7. muito interessante seu blog, eu penso em fazer intercambio mas ainda sou muuuuuuito nova hehe
    estarei sempre passando por aqui :D

    http://help-adolecentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oi, adoro se blog, queria saber sobre um pouco de cultura dai pq vou fazer intercambio, queria saber mais sobre a regiao, tem algo parecido com os filmes e tal?quais sao as lojas e lugares recomendados por vc?. vlw

    ResponderExcluir
  9. Awnt, adoro aqui. Gaby você é muito fofa *-* haha
    Eu queria saber como funciona esse negócio de 'distrito'. Como funciona?

    bjsbjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, estou prestes a fazer o intercambio pelo Rotary. Mais tenho dúvidas, por exemplo, tenho 14 anos e faço aniversário dia 23 de janeiro de 2013, da para mim ir em Janeiro ou só em agosto? E tambem gostaria de saber, é estranho tudo isso? Porque voce ira conviver com outras pessoas e tals ne... e eu ja faço ingles a 1 ano e meio, será que tambem tem como eu ir? Obrigada beijos

    ResponderExcluir