segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Choque cultural

O que mais tem me afetado até agora é minha independência limitada. A diferença de idade permitida por lei para fazer certas coisas é um grande problema. Você pode dirigir com 16 anos, mas só pode beber e entrar em boates com 21 anos. O que é uma droga! No Brasil se você der o seu jeito, ou encontrar um segurança legal, você entra na festa. Aqui não adianta nem tentar. A policia realmente te dá medo.
Como todo mundo tem carro "cedo", as cidades pequenas não tem transporte público nem táxis - mentira, tem táxi, mas é 100 reais - 30 min, JURA!. Fico dependendo da boa vontade de amigos, familiares ou pessoas do Rotary para ir nos lugares que ficam "longe" da minha casa. O pior é que eu sempre tenho que estar acompanhada.. sinto falta de poder sair sozinha, ir pro lugar que quiser, ficar horas procurando coisas para comprar sem ninguém pra me apressar.

Outro fato que me deixa mega tensa é a comida! haha Quando eu saio para comer fora, vou em um franchising, a única diferença é o preço, que aqui é um tanto mais barato. Tirando isso, a comida aqui é igualmente gordurosa e calórica. Dentro de casa é que as coisas mudam.. as familias tem doces, geléias e coberturas na geladeira. Além de muuuita comida enlatada nos armários. É tudo na base do "fast" (rápido), macarrão, arroz que se faz no microondas - que obviamente não fica a mesma coisa do que se você temperar e colocar no fogão - e até vegetais enlatados.  Eu ainda não engordei com a comida daqui, mas já sinto diferença na minha pele..
Aqui tem arroz, feijao e algumas comidas "brasileiras", mas nao fica a mesma coisa na hora de fazer.. os temperos sao diferentes e o produto tambem..
Sinto falta da variedade! Carnes, pão francês, feijão, estrogonofe.. to sonhando com isso.

As regras  - assim como as leis - aqui são realmente respeitadas pela maioria. Todos, tipo todos mesmo, usam cinto de segurança no carro. Uma grande parte dos adolescentes aqui não bebe e eu nunca vi ninguem fumando nessa cidade.
Aqui, como no Rio, eles tambem tem a lei que proibe fumar dentro de lugares publicos e fechados. Porém, nem na rua eles fumam.
Em cidades grandes, como Madison, é mais facil encontrar fumantes, ainda assim, não tanto quanto eu vejo no Brasil.

Vou vivendo e me acostumando.. ou não.

10 comentários:

  1. Oi Gaby, só passei pra dizer que li o seu blog e gostei muito, tô acompanhando já *.*
    E queria saber tambem se vc vai voltar a atualizar o seu fotolog, porque eu gosto muito dele tambem...


    bju

    ResponderExcluir
  2. Relaxa e aproveita. Eu estou a dois meses na Dinamarca e pode crer que o choque cultural é muito maior do que ai,ainda por cima a língua ultra diferente e o fato de eu não conseguir assistir mais tv ): e muita comida ruim.

    ResponderExcluir
  3. Você tem vontade de morar ai Gabi? Tipo não por agora , claro , maiis pra frente, e vir pro Brasil só a pesseio ? =*

    ResponderExcluir
  4. oiiii, leio seu blog faz um tempo, mas tenho preguiça de cometar =P
    ain gabi eu tenho problema de liberdade aki no brasil msm, entao nem faria muita diferença, meus pais sempre junto, msm eu tendo sua idade. nossa me surpreendi com essa coisa de comida, mais isso nao é nada... vc ta aiiiii aproveita!!
    bjuus

    ResponderExcluir
  5. Ai não tem onde arranjar comida saudavél não gabi ?

    ResponderExcluir
  6. No supermecado não tem arroz. feijão? Sei la, pra vc mesma fazer?

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa, tá faltando o flickr ali nos seus links. Coloca lá!

    ResponderExcluir
  8. Gabi, uma ideia pra vc matar a saudade da comida brasileira: porque você não faz um combinado com sua host family e a cada quinze dias, uma vez por mês, sei lá, faz uma comida brasileira pra eles conhecerem? é uma maneira de você matar a saudades daqui e mostrar pra eles as delicias Brasileiras haha

    ResponderExcluir
  9. Acho que as leitoras acima não entenderam o que você quis dizer com 'saudade da comida do Brasil', tem até um post aqui sobre como foi você na cozinha, tentando uma comida brasileira, mais não é a comida em sim, é o sabor que te faz falta né?! Nossa, sorte você ainda não ter engordado hein?! Pratica algum esporte ai?

    PS: OMG! Sua lista de compras ta enoooooooorme :P

    PS2: Fico mega feliz com esses post sobre suas saudades, impressões, e lados negativos do intercâmbio, porque assim não fico sempre achando que é mil maravilhas haha

    ResponderExcluir
  10. ADORO seu blog e com certeza vou acompanhá-lo pelo resto do seu intercâmbio.
    Igual a joyce falou aí em cima, sua lista de compras tá enorme!! mas conta tipo, se as coisas aí são muito caras, doces (balas nerds <3), sapatos, etc. E se der cria um flickr para colocar todas as suas fotos do intercâmbio. Fica melhor para ~nós~ leitoras acompanharmos seu intercâmbio e ver fotos que não vieram para o blog! :}

    ResponderExcluir